Perícias Digitais
Perícias Digitais
Perícias Digitais ou perícia digital forense
Perito forense digital realiza os seguintes trabalhos; laudos e análises, parecer técnico, investigações digitais análise de softwares, perícia de Blockchain, danos informáticos, crimes digitais, difamação, contrafação.
A perícia digital nasceu a partir das técnicas de recuperação de dados e análise de evidências em meios digitais, com o objetivo de ser um auxílio no judiciário na solução de crimes cibernéticos.
Estes serviços são realizados por Perito de Informática ou Perito em TI (Tecnologia da Informação).
O que é perícia digital?
A princípio, a perícia digital é um serviço técnico e específico para a resolução de delitos por meio de pistas obtidas no mundo digital ou dispositivos eletrônicos. Utilizada por peritos na área da técnologia da informação, esta disciplina vem ajudando o judiciário a elucidar os fatos das evidências digitais e virtuais da atualidade.
Com o avanço da tecnologia, cada dia que passa mais pessoas se conectam na rede (internet), e com certeza ficam expostas e fraudes eletrônicas, como muitas pessoas não tem conhecimento suficiente para se auto proteger de fraudes digitais ou seus equipamentos, acabam recorrendo a profissionais de tecnologia para que consigam navegar e desfrutar com segurança o novo mundo virtual.
Com o aumento do número de pessoas conectadas na rede (internet) os crimes e fraudes digitais sobe junto em proporção equivalente, deste modo com o aumento de fraudes eletrônicas os escritórios de advocacia estão cada dia mais precisando e recorrendo aos peritos de informática e de tecnologia para que juntamente auxiliem os trabalhos de realizar as perícias digitais.
Perícia digital
Crimes acontecem desde o começo do mundo.
No entanto, as descobertas e os avanços tecnológicos ao longo da história ampliaram as capacidades e estratégias dos criminosos. A própria Internet, uma das maiores invenções dos últimos tempos, tornou-se uma "cena de crime".
Porém, essa cena não é aquela que estamos acostumados a ver nos noticiários e filmes. Não há respingos de sangue no chão, nem impressões digitais ou buracos de bala nas paredes.
É uma cena sigilosa e cheia de mistérios, onde o protagonista capaz de esclarecer dúvidas é um perito forense digital.
Um especialista forense digital trabalha examinando dados, sistemas operacionais e dispositivos para mapear todos os vestígios, reconstruir o passado e analisar a origem dos crimes cometidos por meio dessas fontes.
Como especialista em tecnologia e segurança, esse profissional utiliza diversas técnicas para coletar dados e apresentar uma linha de investigação, como:
- Realizar análises de ambientes digitais;
- Encontrar potenciais riscos ou fraquezas;
- Detectar fraudes e invasões;
- De volta à Trajetória da Decepção;
- Colete evidências sem comprometer as evidências;
- Compartilhe informações com as autoridades responsáveis pelas investigações criminais.
Décadas atrás, seria impensável imaginar que crimes pudessem ser resolvidos com a recuperação de mensagens de texto de alguém, dados excluídos e até mesmo um marca-passo.